Aprendendo português sem pirar na batatinha : Esse curso é batata!
Autor / organizador
Andréa Rangel Haddad
Orientador (a)
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
Aprendendo português sem pirar na batatinha : Esse curso é batata! (CR629-2022)
Resumo
O curso de extensão, organizado em modalidade presencial, sob bases teóricas diretamente relacionadas ao ensino de português como segunda língua para estudantes surdos na modalidade bilíngue, é proposto dentro de uma pesquisa de conclusão de curso, que se dedica à expansão de pesquisa desenvolvida durante o PIBIC, em 2021, desenvolvida no âmbito do Projeto EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE E PARA ESTUDANTES SURDOS E SURDOCEGOS, em execução no LABORATÓRIO DE ESTUDO, PESQUISA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS E SURDOCEGOS - LEPEBS, cujo objetivo geral é aplicar uma unidade didática de ensino de português escrito como segunda língua para surdos (PSLS), durante 15 horas, a discentes surdos do curso de Língua de Sinais Brasileira e Português como Segunda Língua (LSB-PSL), assim como a estudantes surdos da educação básica e do ensino superior, membros da comunidade externa. A proposta é relevante ao ensino de português para estudantes surdos diante da necessidade de se promover a educação bilíngue de surdos, com a consolidação de propostas didáticas que desenhem metodologias mais apropriadas ao ensino da leitura e compreensão de estruturas metafóricas. Em síntese, a proposta justifica-se pela importância de oferecer um ensino de português com metodologia adequada, que proporcione aos alunos um conhecimento mais aprofundado da língua portuguesa e das metáforas presentes nos textos.
Palavras-chave
metáforas | ensino de Português como segunda língua | material didático