• Exposição UnB 60 anos – Protagonismo Estudantil –Tutoria de Boas-Vindas

O projeto:

O projeto “UnB 60 anos: Protagonismo Estudantil” é uma iniciativa que integra as comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília. A intenção da Diretoria de Esportes e Atividades Comunitárias, junto a outras diretorias do Decanato de Assuntos Comunitários, é ressaltar e rememorar ações promovidas pelos estudantes na comunidade universitária, de forma a interligar a história da Universidade, das Diretorias do DAC e dos estudantes. Serão realizadas 10 exposições online e uma presencial, ainda em 2022.

Com o apoio da Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (COEDUCA), e, especialmente da Secretaria de Comunicação (SECOM), foi possível recuperar memórias do protagonismo estudantil ao longo dos anos. As fotografias expostas nesta primeira exposição representam A Tutoria de Boas-Vindas.

A exposição:

A Tutoria de Boas-Vindas de 2016 a 2019 consistiu em um conjunto de atividades de acolhimento aos estudantes calouros da UnB no seu primeiro contato com a Universidade, que acontecia nos dias de registro de matrícula. Era uma iniciativa fundamentada na ideia do protagonismo estudantil, ou seja, o/a estudante como sujeito central da ação, aquele/a capaz de refletir e tomar decisões, considerando o lugar, o contexto e as pessoas. Por isso, era um projeto desenvolvido com a atuação de estudantes veteranos/as, formados/as para serem tutores/as dessa recepção. Tinha por objetivo, ainda, incentivar a construção de atitudes e relações mais acolhedoras dentro da UnB, integrando estudantes (calouros e veteranos), professores e servidores técnico-administrativos. Por incentivar o acolhimento entre pares, proporcionava ainda, uma reflexão para possibilidade de ações alternativas à cultura de trote dentro dos cursos.

A Coeduca nesta proposição tem como intenção o resgate de memórias e de colaborar para a construção de uma cultura de acolhimento na UnB, além de apresentar práticas inovadoras para a universidade. Assim, é possível dar visibilidade a práticas acolhedoras que promovem um novo formato de incluir os estudantes que chegam à Universidade de Brasília.

Boas-vindas aos calouros de 2017

Boas-vindas aos calouros de 2018