PROTAGONISMO LGBTQIA+
O projeto:
O projeto “UnB 60 anos: Protagonismo Estudantil” é uma iniciativa que integra as comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília. A intenção da Diretoria de Esportes e Atividades Comunitárias, junto a outras diretorias do Decanato de Assuntos Comunitários, é ressaltar e rememorar ações promovidas pelos estudantes na comunidade universitária, de forma a interligar a história da Universidade, das Diretorias do DAC e dos estudantes. Serão realizadas 10 exposições online e uma presencial, ainda em 2022.
Com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos, especialmente da Coordenação LGBTQIA+/CODSEX, foi possível recuperar memórias do protagonismo estudantil ao longo dos anos. As fotografias expostas nesta primeira exposição representam projetos e eventos produzidos pela extinta Diretoria da Diversidade (DAC/DIV) e anteriores a ela.
A exposição:
Após encontros e conversas com as Diretorias que compõem o DAC, ficaram cada vez mais evidentes as perspectivas convergentes encontradas nos eventos realizados pelos estudantes da comunidade LGBTQIA+ da UnB, principalmente após ocorrências violentas contra estudantes LGBTQIA+ em um passado não muito distante. Percebe-se nessas ações e eventos a necessidade de uma articulação interna enquanto comunidade e da celebração da verdadeira diversidade existente dentro de cada letra da sigla.
Com essas concepções em mente, qualquer perspectiva pensada pela curadoria permearia as lutas e alegrias testemunhadas por essa comunidade e suas formas de reverberar cada situação. Portanto, a equipe se limitou a englobar eventos de união estudantil para conquista de direitos como a Parada LGBTQIA+ da UnB e as Rodas de Conversa ao redor do campus, além disso, momentos de celebração e promoção da diversidade, tais como UnB Drag’s Race e os Bailes de Vogue.
Biquenique
Roda de Conversa Vivências Trans Bi
Primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ na UnB
Visibilidade Trans na UnB
Painel com Drag Queens
4ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ na UnB
Colóquio em Diversidade Sexual, Organizações e Trabalho:
Seminário Resistência LGBTQIA+ e Democracia no Brasil Contemporâneo
Roda de conversa sobre LGBTQIA+fobia e autocuidado
Artes de divulgação de eventos de protagonismo LGBTQIA+ na UnB