Uso de tecnologia social na constituição do Conselho Gestor de Unidade de Saúde
Autor / organizador
Olga Maria Ramalho de Albuquerque | José Henrique Rocha | Karla Silva | Larissa Mesquita | Lucas Azevedo | Patrícia Oliveira | Sara Vieira | Maria Fernanda Melis | Cecile Soriano Rodrigues
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
Tecnologia educacional e social como dinamizadoras na formação profissional em saúde
Resumo
Objetivo: analisar a percepção de graduandos sobre o processo de aprendizagem no Estágio Supervisionado Saúde Coletiva 1 (ESSC 1) da Faculdade de Ceilândia-Universidade de Brasília para constituição do Conselho Gestor de Unidade de Saúde (CGUS) com uso de Tecnologia Social (TS). Metodologia: pesquisa- ação e análise de conteúdo em um corpus, extraído do relatório e da avaliação, baseada em princípios da metodologia ativa de ensino-aprendizagem e na Teoria do Agir Comunicativo. Resultado: a TS promoveu interação mediatizada pela rede social (WhatsApp) e face-a-face com diferentes atores no exercício da democracia participativa. No ESSC 1 a construção da rede de relacionamento institucional estado/sociedade resultou na eleição do CGUS em atendimento à solicitação da gestora. Conclusão: a dinâmica pedagógica que subsidiou a interlocução entre atores sociais propiciou aos graduandos vivenciarem a participação deles mesmos e destes grupos na implementação na Atenção Primária em Saúde e experimentarem os efeitos da autonomia, emancipação e ‘empoderamento’.
Palavras-chave
promoção da saúde | participação da comunidade | tecnologia social | tecnologia educacional | formação profissional em saúde