Título
Tirando de letra: Letrux
Autor / organizador
Letrux
Resumo
Mais conhecida pela carreira musical, Letrux acredita ser mais escritora do que cantora. Em entrevista ao Tirando de Letra, da UnBTV, a artista não nega que a música a arrebatou primeiro - ainda na primeira infância -, mas as palavras, descobertas por volta dos seis anos, a encantaram e são a sua paixão, sendo o ponto em comum do que é: atriz, cantora e escritora. Nesta entrevista, Letrux, que quando escreve torna o "climão" leve, compartilha o processo de escrita e edição do seu último livro "Tudo que já nadei: ressaca, quebra-mar e marolinha" (Planeta, 2021), o cotidiano como inspiração de seus textos e os projetos que estão em andamento.
DESTAQUES:
00:47 - "Ser atriz, ser escritora, ser cantora, tudo tem em comum a palavra".
03:20 - "Sobre o livro (Tudo que já nadei: ressaca, quebra-mar e marolinhas), a editora Planeta já tinha me chamado antes da pandemia: ah, a gente gosta dos teus escritos... Você tem algum livro aí?"
05:27 - "Uma hora eu parei e pensei: gente, esse livro não sou eu entrando na água. Porque estava marolinha, quebra-mar e ressaca. Esse livro sou eu saindo da água e falando: bom, isso aqui foi o que escrevi, gente. Acabei de sair da água e escrevi isso aqui".
07:56 - Leitura de um trecho do livro
08:40 - "Escrevo pra deixar fluir alguma questão que estou sentindo".
09:50 - "É uma frase do Picasso: 'que a inspiração me encontre trabalhando'. Então eu não dou mole: 'ah, vou esperar fluir'. (...) Não posso ficar só à espera da fluidez e da magia.
10:43 - "Gente, eu sou escritora. Minha cabeça funciona, talvez, mais como escritora do que cantora. Me acho mais escritora e compositora do que cantora".
11:55 - "Eu tinha mania de fazer musiquinha em cima dos meus escritos".
13:00 - "Assim, é legal o artista que fala 'eu sou eu em todos os lugares' (...) E eu penso: 'ah, que legal, mas eu tenho dinâmicas'. Eu não sou a Letícia do palco dentro de casa, senão eu vou enlouquecer".
14:30 - "Eu me critico muito e a coisa que mais critico sou eu atriz".
15:50 - "Em alguns momentos, existe uma conexão divina - e eu sou uma pessoa de fé -, e eu não sei, às vezes sopra uma frase na minha cabeça".
17:35 - "O mar é um assunto que me lembra tanta coisa. O mar é erótico, o mar é mãe, o mar é o planeta Terra. É até engraçado: o mar é terra".
18:00 - "No livro, eu falo de coisas muito banais. Não me proponho: 'vou aqui escrever o que ninguém escreveu'. Eu gosto da banalidade, do cotidiano".
24:55 - Leitura de um trecho do livro.
Palavras-chave
literatura
Tipo de conteúdo
Programa de TV
Data
2022-10-24
Território
Abrangência
Nacional