Título
Tirando de letra: Carla Guerson
Autor / organizador
Carla Guerson
Resumo
Antes de estrear na literatura em 2021, Carla Guerson fez o compromisso de ler apenas ou majoritariamente mulheres. Quando finalmente bancou o desejo de ser escritora, cultivado desde os 13 anos, percebeu que o que tinha para contar era sobre silenciamento e violências vividas por mulheres que a habitavam. Autora de O som do tapa (2021) e Fogo de Palha (2023), a capixaba Carla Guerson é a entrevista do Tirando de Letra.
Destaques:
01:08 - "Antes de escrever meu primeiro livro, eu fiz o compromisso de me dedicar a ler apenas ou majoritariamente mulheres".
02:20 - Hoje eu tenho coletivo de leitoras, coletivo de escritoras. Então eu fico realmente sempre no meio dessa coisa coletiva. (...) Ser lido é muito coletivo.
06:00 - A nossa posição de uma tragédia é a mesma de uma parede. É a posição de quem assiste e não pode fazer nada.
07:14 - Eu pretendo ser escritora desde os 13 anos e a vida acabou me levando para outro lugar (...) na hora que eu banquei esse desejo, o que eu tinha para contar era sobre esse silenciamento, era sobre essas mulheres que me habitavam.
09:00 - Leitura de um trecho.
11:10 - "'O som do tapa' é um conto que traz o tom do livro, trata de abuso paterno. É uma fala de uma filha para uma mãe".
16:34 - "Me junto nesse movimento de trazer uma mulher real. Não tem vilã, não tem santa".
20:09 - Leitura de um trecho do livro
Palavras-chave
literatura e sociedade | literatura | violência contra as mulheres
Tipo de conteúdo
Programa de TV
Data
2023-03-27
Território
Abrangência
Nacional