Título
PopPol #006 | Comunicação Populista
Autor / organizador
Dominique Lepinsk | Pedro Henrique | Bruna Rodrigues
Orientador (a)
Frederico Bertholini
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
PopPol - Podcast do PET em Ciência Política
Resumo
O sexto episódio do PopPol explora a natureza da comunicação populista, destacando como o discurso maniqueísta e a retórica anti-elite moldam identidades sociais e influenciam a percepção pública. A comunicação populista, permeada por narrativas de “nós contra eles”, redefine fronteiras entre o povo e elites, afetando a forma como os cidadãos interpretam a mídia e o espaço democrático. São discutidos conceitos como epistemologia conspiratória e cognição motivada, além de exemplos contemporâneos, como fake news e narrativas de líderes populistas brasileiros. A análise também aborda como essas dinâmicas refletem um novo tipo de populismo vinculado ao fenômeno da pós-verdade e à erosão das democracias liberais.
Referências:
Hawkins, K. A., Kaltwasser, C. R., & Andreadis, I. (2020). The activation of populist attitudes. Government and Opposition, 55(2), 283-307.
Schulz, A., Wirth, W., & Müller, P. (2020). We Are the People and You Are Fake News: A Social Identity Approach to Populist Citizens’ False Consensus and Hostile Media Perceptions. Communication Research, 47(2), 201-226.
Kovic, M., Caspar, C., & Rauchfleisch, A. (2018). Motivated cognition, conspiratorial epistemology, and bullshit: A model of post-factual political discourse.
Hameleers, M. (2018) A typology of populism: Toward a revised theoretical framework on the sender side and receiver side of communication International Journal of Communication, 12, 20.
Hameleers, M., Andreadis, I., & Reinemann, C. (2019). Investigating the effects of populist communication: Design and measurement of the comparative experimental study. In Communicating Populism (pp. 168-182). Routledge.
Corbu, N., Bos, L., Schemer, C., Schulz, A., Matthes, J., de Vreese, C. H., ... & Suiter, J. (2019). Cognitive responses to populist communication: The impact of populist message elements on blame attribution and stereotyping. In Communicating Populism (pp. 183-206). Routledge.
Palavras-chave
Populismo | Comunicação | Mídia | Conspiração | Fake-news | Pós-verdade
Tipo de conteúdo
Podcast / arquivo de áudio
Data
2024
Território
Abrangência
Internacional
Público-alvo
Estudantes > Ensino superior | Estudantes | Governo | Movimentos sociais | Organizações da sociedade civil | Público em geral
Áreas prioritárias DEX
Ampliação e fortalecimento das ações de democratização da ciência
ODS relacionado
4 Educação de qualidade | 16 Paz, Justiça e instituições eficazes
Área temática de extensão
Comunicação e informação