Resumo
Palestra de Saulo Machado, docente da UnB e doutorando em Literatura. "A princípio, realizaremos a metodologia da Língua de Sinais Brasileira em perspectivas gerais sobre artes e registros literários, sendo assim, no decorrer do tema desenvolvem a produção e compreensão por uso de ritmos, expressões faciais e corporais e usos de classificadores da Língua de Sinais na prática literária. Isto é, a literatura produzida por surdos: contexto linguístico, social e cultural, inclusive, as características discursivas de literatura surda e literatura visual. Além disso, desenvolver uma visão ampla e crítica da Literatura Brasileira e Literatura de Língua de Sinais Brasileira, desde o seu processo de formação até a contemporaneidade e vivenciar práticas reflexivas para novas propostas para o ensino de Literatura dos alunos usuários de Libras e contribuir para o avanço das pesquisas educacionais no campo específico das metodologias do ensino e aprendizagem da Literatura Brasileira para Libras. Para esta discussão, utilizamos como referencial teórico de Gesser (2010), Karnopp e Lunardi-Lazzarin (2011) e Morgado (2011) que apresentam as funções sobre o ensino da Literatura Surda.