Título
O português como segunda língua para surdos e os processos derivacionais do português do brasil : desenvolvendo a consciência morfológica
Autor / organizador
Ingrid da Costa Silva
Orientador (a)
Michelle Machado de Oliveira Vilarinho
Coorientador (a)
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
CR170-2021 - Os processos derivacionais do português no ensino de PSLS: descobrindo o léxico | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
Resumo
Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia. O objeto de estudo são os processos derivacionais do Português do Brasil no ensino de PSLS. Os objetivos gerais da pesquisa são (i) compreender a percepção dos surdos sobre o significado de palavras derivadas e (ii) identificar se os surdos conseguem entender mais palavras da Língua Portuguesa (LP) com base no conhecimento do funcionamento dos processos derivacionais. Os objetivos específicos são (i) apresentar as características morfológicas da Língua Portuguesa aos alunos surdos, em curso de extensão, com base na aplicação da premissa da consciência morfológica, (ii) coletar dados de produções de alunos surdos participantes desse curso, no qual foram propostas atividades e interações simultâneas, (iii) analisar os dados coletados e (iv) elaborar manual do professor para docentes de PSLS com base na proposta aplicada no curso de extensão. A atual prática de ensino de Português como Segunda Língua para Surdos (PSLS) ainda se dá de forma incipiente nas escolas brasileiras. Há falhas metodológicas cometidas pelos docentes dessa disciplina, entre as quais se encontra o trabalho inadequado com o léxico. Somado a esse fator, a limitação de vocabulário dos discentes surdos faz com que estes enfrentem barreiras linguísticas em leitura e produção de textos na segunda língua (L2). Essa limitação de vocabulário provavelmente se deve à falta de formação escolar adequada para ler textos em língua portuguesa escrita (LPE). Tendo em vista esses fatos, surgiu a problemática para pesquisa sobre a forma como o léxico pode ser ensinado em PSLS, a fim de proporcionar aos surdos autonomia, inicialmente na leitura de textos em LP. Os percursos metodológicos adotados foram (i) elaboração de curso de extensão para desenvolver a consciência morfológica nos surdos participantes, (ii) elaboração de pré-teste para verificação dos conhecimentos lexicais dos surdos em LPE, (iii) coleta de dados sobre o perfil dos surdos e sobre seus desempenhos nas atividades do curso de extensão, (iv) análise de parte dos dados coletados e (v) elaboração de um manual do professor para docentes de PSLS em que aperfeiçoamos a proposta do curso de extensão para permitir sua aplicação, em formato de projeto, com turmas de surdos que estejam no Ensino Médio. Os resultados encontrados demonstraram que é possível desenvolver nos surdos a consciência morfológica e que, uma vez iniciadas as reflexões sobre as palavras, os próprios surdos começam a criar hipóteses sobre os significados das palavras existentes e que possam existir na LPE.
Palavras-chave
Português como Segunda Língua para Surdos; | Consciência morfológica | Processos derivacionais | Léxico em segunda língua | Educação bilíngue
Tipo de conteúdo
Dissertação
Data(s)
2022
Território
Distrito Federal > Águas Claras | Distrito Federal | Outro Estado | Distrito Federal > Taguatinga
Abrangência
Nacional
Público-alvo
Grupos em situação de vulnerabilidade > Deficientes | Estudantes > Ensino médio | Estudantes > Ensino superior | Estudantes
Áreas prioritárias DEX
Ampliação da oferta e melhoria da qualidade da educação básica | Melhoria do atendimento à criança ao adolescente e ao idoso | Ampliação e fortalecimento das ações de democratização da ciência
ODS relacionado
1 Erradicação da pobreza | 4 Educação de qualidade | 10 Redução das desigualdades | 16 Paz, Justiça e instituições eficazes | 11 Cidades e comunidades sustentáveis
Área temática de extensão
Educação
Disponível em:
Unidade responsável na UnB
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