Título
Mapas conceituais : recurso didático na aquisição de competência lexical do português escrito por estudantes surdos
Autor / organizador
Ivone Ramos Martins Malaquias
Orientador (a)
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
Curso de aperfeiçoamento para professores da educação básica : práticas para o ensino de português escrito como segunda língua para surdos (CR268-2021)
Resumo
Esta pesquisa busca criar e propor como estratégia para o desenvolvimento da competência lexical, atividades com uso de mapas conceituais, em uma concepção interacionista para o ensino de segunda língua para surdos. Apresenta aos surdos a possibilidade de complementar o desenvolvimento em outras competências também essenciais na sua capacidade comunicativa. A presente pesquisa é alicerçada na abordagem analítica da competência lexical de Sandmann (1991), a qual versa sobre a interpretação das unidades lexicais preestabelecidas no léxico, ou seja, as formadas em nosso sistema linguístico. Em campo, a pesquisadora propôs atividades lexicais que mesclam textos, imagens e outros recursos interativos, conjugados com a apresentação e produção de mapas conceituais e aplicou essas ideias a estudantes surdos. O material elaborado com base nos estudos teóricos que embasam esta pesquisa e nos dados gerados com a aplicação, foram avaliados com objetivo de identificar os critérios de organização conceitual dos estudantes, por meio da produção de mapas conceituais. Visto a relevância da reflexão sobre estratégias de ensino de segunda língua, buscamos validar o uso de mapas conceituais como recurso didático na aquisição da competência lexical, sua prática e suas possíveis intervenções na aprendizagem dos estudantes surdos. Esta análise serve de base para futuros estudos sobre os aspectos linguísticos e técnicos do ensino, em que professores estejam em constante busca por estratégias novas e eficazes. Para melhor fundamentar esse estudo, algumas reflexões teóricas se fizeram presentes: a educação para surdos em uma perspectiva bilíngue, o bilinguismo, o letramento dos surdos, a aquisição, o ensino, a competência lexical, os conceitos e as inferências na aprendizagem do português como segunda língua, o conceito e a estrutura dos mapas conceituais, seu uso na prática pedagógica e sua ligação com a aprendizagem significativa.
Palavras-chave
competência lexical | mapas conceituais, | ensino de português como L2
Tipo de conteúdo
Trabalho de conclusão de curso
Data(s)
2016/2021
Território
Abrangência
Nacional
Público-alvo
Estudantes > Ensino básico ou fundamental | Estudantes | Público em geral
Áreas prioritárias DEX
Ampliação da oferta e melhoria da qualidade da educação básica
ODS relacionado
4 Educação de qualidade | 10 Redução das desigualdades
Área temática de extensão
Educação