Línguas em contato na UnB: o caso de estudantes imigrantes congoleses falantes de lingala, francês e português
Autor / organizador
Joel Maloba Mutombo | María Carolina Calvo Capilla (Orientadora)
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
Mediação linguística para migrantes em contexto sanitário (UBS 1 - Paranoá)
Resumo
Nos últimos anos, temos presenciado um significativo fluxo migratório em todo o mundo, impulsionado pelo desejo das pessoas de buscar melhores condições de vida e de educação de qualidade. Em relação a isso, a Universidade de Brasília oferece programas de mobilidade acadêmica que trazem a cada semestre estudantes de diversos países. Nesse contexto de interação e contato entre diferentes línguas e culturas, este estudo visa analisar as questões relacionadas aos usos linguísticos dos estudantes congoleses do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) na Universidade de Brasília. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza exploratória, que utiliza uma abordagem qualitativa. Coloca-se o foco em um grupo específico de estudantes, falantes bilíngues do Congo (lingala/francês), que na chegada ao Brasil aprendem também o português, e cuja fala e preferências linguísticas e culturais são analisadas por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas, e um questionário sociolinguístico. O objetivo é compreender os fenômenos linguísticos que ocorrem em situações de contato, bem como questões identitárias e de interação com a comunidade de acolhimento. Os resultados mostram o uso preferencial do português no âmbito acadêmico, assim como a alternância frequente para o francês e o lingala em questões relacionadas com o país de origem. Em relação às identidades, os estudantes expressam uma forte identificação com a cultura congolesa e relatam casos de preconceito e racismo.
Palavras-chave
contatos de línguas | identidade | estudantes congoleses na UnB | estudantes PEC-G