Guia de interseccionalidades na Agenda 2030: para educação transformadora
Autor / organizador
Thiago Gehre Galvão | Ana Paula Antunes Martins
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
Programa Estratégico UnB 2030: desenvolvimento inclusivo e sustentável
Resumo
O Guia de Interseccionalidades na Agenda 2030: para educação transformadora tem o objetivo de pavimentar o caminho de uma educação transformadora, alinhada à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sob a ótica metodológica e prática da interseccionalidade. O documento é fruto de uma construção coletiva e de percursos intersubjetivos no âmbito do projeto Selo ODS IES coordenado pelo Programa Estratégico UnB2030 e Roda das Minas.
O processo de construção foi baseado em debates sobre o engajamento social urgente, o lugar da extensão universitária e da sociedade civil organizada para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Neste material, você vai encontrar narrativas e provocações que tem a intencionalidade de movimentar reflexões e mobilizar leitores e leitoras (pessoas e/ou grupos) sobre a relevância da interseccionalidade como chave para o desenvolvimento global e local. Além de conhecer projetos de extensão e coletivas que estão atuando em nosso país e algumas leituras inspiradoras para seguirmos no caminho fundamental de construirmos uma sociedade mais justa e equânime.
Palavras-chave
Educação | Extensão universitária | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | Sustentabilidade | Agenda 2030 para desenvolvimento sustentável