Título
Gênero, migrações e educação : a participação de mulheres migrantes em cursos de português para estrangeiros no Distrito Federal
Autor / organizador
Beatriz Sousa Borges | Susana Martínez Martínez
Título da ação de extensão, pesquisa ou ensino associado
Mediação linguística para migrantes em contexto de assistência social (CREAS Diversidade – SEDES) | Consequências da pandemia de Covid-19 para estrangeiros (imigrantes e refugiados), indígenas e pessoas com deficiência: como tornar o sistema de proteção social responsivo a choques
Resumo
A teoria feminista deu uma nova perspectiva ao revelar o protagonismo das mulheres nos estudos de migrações internacionais que por tanto tempo se focaram nos homens. O apagamento das mulheres migrantes nos estudos é visto através de elementos que reforçam a figura masculina, desconsideram que o processo migratório é vivenciado pelos homens e pelas mulheres de forma diferenciada e ignoram as dificuldades específicas com as quais as mulheres podem se deparar. Além disso, existem as barreiras linguísticas enfrentadas pelos imigrantes. A falta de compreensão, por parte das mulheres imigrantes, das políticas nacionais impede a reivindicação dos seus direitos. Por esses motivos, esta pesquisa observa a participação das mulheres nos cursos de português para estrangeiros no Distrito Federal com base na perspectiva feminista dos estudos migratórios.
Palavras-chave
Gênero | Migrações internacionais | Educação | Trabalho
Tipo de conteúdo
Artigo
Data
2023
Território
ODS relacionado
5 Igualdade de gênero