Título
Musicares em conexões
Autor / organizador
Uliana Dias Campos Ferlim
Resumo
O presente relato tem por objetivo apresentar atividade de extensão universitária, a experiência de um grupo de pessoas que interage musicalmente, estuda e planeja ações musicais para serem realizadas em diversos contextos, sendo um grupo de estudantes de licenciatura em Música em contato com a comunidade acadêmica e extra-acadêmica. O conceito de musicar (SMALL, 1998), assim como a compreensão sobre a força da música para a agência humana (Tia DeNora, 200), orientam as ações e reflexões e subsidiam o aprendizado e as perspectivas sobre as relações humanas e o fazer musical, aqui destacadas as implicações sobre o como ensinar e a diversidade das formas de aprendizagem em contextos sociomusicais. As práticas musicais têm como foco o canto e a corporeidade, representadas pela dança/movimento, percussão corporal, e levam em conta o improviso com melodias e versos em arranjos coletivos conduzidos pelos bolsistas e pela professora. A inclusão e a valorização de diversos modos de fazer música (e aprender) são aspectos perseguidos pelo grupo.
Palavras-chave
Extensão universitária | Musicar | Ensino e aprendizagem
Tipo de conteúdo
Artigo
Data(s)
2024
Abrangência
Regional
ODS relacionado
4 Educação de qualidade
Área temática de extensão
Educação