Sobre
A Biblioteca Digital de Coleções Especiais (BDCE) tem por objetivo gerenciar conteúdos de natureza cultural, artística e de memória bem como a produção intelectual decorrente das atividades de extensão da Universidade de Brasília de modo a promover o diálogo com sociedade, a divulgação científica, fomentar a cultura e fortalecer a memória institucional.
A Biblioteca Digital de Coleções Especiais (BDCE) é um projeto da Biblioteca Central (BCE) que visa reunir em um ambiente digital as coleções especiais abrigadas no âmbito do Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB) e as coleções especiais que componham acervos da e relacionadas à Universidade de Brasília e sua comunidade acadêmica. A biblioteca utiliza o software Tainacan, um plugin para WordPress que permite a gestão de repositórios.
A BDCE é o ambiente institucional para a disponibilização, em formato digital, de coleções especiais. Oferece ampla visibilidade e acessibilidade a seus conteúdos, além de todos os recursos necessários à gestão e manutenção desses conteúdos. A reunião dessas coleções em um único endereço digital é de suma relevância para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, ambas em nível global.
Acervos de coleções especiais são compostos por materiais especializados como fotos, documentação histórica, discos de vinil, partituras, periódicos, dentre outros elementos. A BDCE está organizada em coleções, definidas por eixo temático.
Objetivo geral:
Reunir em um ambiente digital as coleções especiais abrigadas no âmbito do Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB), relacionadas à Universidade de Brasília e à sua comunidade acadêmica.
Objetivos específicos:
- Disseminar e difundir acervos com características especiais existentes no âmbito do Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB), e relacionadas à Universidade de Brasília e à sua comunidade acadêmica;
- Oferecer ampla visibilidade e acessibilidade aos conteúdos das coleções especiais;
- Prover os recursos necessários para gestão e manutenção desses conteúdos.
Créditos
Fotos: Raphael Diego Greenhalgh (UnB/BCE) e Secretaria de Comunicação da UnB (Secom/UnB)