Obras Raras
O acervo da Seção de Obras Raras abriga uma vasta coleção de impressos e manuscritos adquiridos, inicialmente, a partir do desejo de Darcy Ribeiro de montar uma coleção brasiliana que reunisse todos os livros citados por Rubens Borba de Moraes, na Bibliografia Brasiliana (FONSECA, 1973).
Para ajudar a atender o projeto pedagógico inovador da recém criada Universidade de Brasília (UnB), foram adquiridas, entre as décadas de 1960 e 1980, bibliotecas particulares de diversos intelectuais renomados. Foi assim que exemplares da coleção do bibliófilo, professor e político Homero Pires vieram compor o acervo da Biblioteca
Central (BCE), em 1964. Entre outras, também foram adquiridas as bibliotecas do escritor e crítico literário Agrippino Grieco, em 1975; do político, jornalista e escritor Carlos Lacerda, em 1979 e da escritora Vera Pacheco Jordão, em 1982 (LACERDA, 2017).
À medida que eram identificados exemplares raros nestas coleções formadoras, os mesmos eram separados para compor a Coleção de Obras Raras. Por este motivo, encontram-se neste acervo, obras publicadas desde o século XVI, de diversas áreas do conhecimento. Entre as preciosidades que compõem esta coleção estão as obras: Epistolarum, de Caio Plínio Cecílio Segundo, publicada em 1533; Rerum per octennium in Brasilia…, publicada em 1647, com autoria de Gaspar Barleus, gerada a partir da vasta documentação sobre o Brasil produzida pela colonização holandesa, trazendo ilustrações dos artistas Theodor Matham, George Marcgraf e Frans Post; Reise in
Brasilien, obra dos viajantes naturalistas Spix e Von Martius, publicada em 1823, em três volumes textuais e um atlas de imagens; além de títulos da imprensa alternativa que circularam durante a Ditadura Militar (1964-1985), Pasquim, Opinião, Movimento, entre outros.
Essa coleção digital foi criada para ajudar a divulgar e facilitar a consulta às obras da
Seção de Obras Raras da BCE/UnB. Sendo alimentada, constantemente, a partir da
digitalização das obras do acervo que estão em domínio público.
Referências:
FONSECA, E. N. Biblioteca central da Universidade de Brasília: história com um pouco de doutrina e outro tanto de memórias. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 1, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 1973.
LACERDA, A. R. L. A importância das bibliotecas particulares incorporadas aos acervos públicos: as coleções da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, XXVII, 2017. Anais… São Paulo: RBBD, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/825/964. Acesso em: 18 jan. 2021.